CONCURSO LITERÁRIO “ZEZÉ MACEDO”

 


CONCURSO LITERÁRIO “ZEZÉ MACEDO” – 1ª. EDIÇÃO

Edição 1 – 2021

Coletivo São Paulo de Literatura – São Paulo – SP

saopauloliteratura@gmail.com

Instagram @spliteratura

Facebook @spliteratura

www.coletivoliteratura.blogspot.com

O Concurso


Trata-se de um concurso literário idealizado, promovido e com curadoria do Coletivo São Paulo de Literatura, para a fomentação e valorização da Poesia, da Literatura, e da Língua Portuguesa. E também uma singela homenagem à atriz e poetisa brasileira Zezé Macedo (1910 – 1999).

O evento será virtual e sem fins lucrativos.

Categoria Adulto

Os dois gêneros contemplados são: a poesia e o microconto.

Poderão participar pessoas maiores de 18 anos.

O primeiro tema será SUPERAÇÃO, inspirado na trajetória de Zezé Macedo e também refletindo o período que estamos vivenciando com a pandemia do Covid-19.

O segundo assunto será ANIMAIS, pois Zezé era apaixonada por bichos, principalmente por gatos. Costumava adotar gatos vira-latas, foi sócia e benemérita da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais, SUIPA, no Rio de Janeiro. Fez parte da direção e teve um berçário de cães e gatos resgatados das ruas batizado com o seu nome.

Serão contemplados 10 poemas e 10 microcontos, selecionados por um júri especial composto por três membros, pessoas ligadas à literatura e à poesia.

Como premiação os contemplados receberão certificados e terão o poema / microconto publicados em uma edição especial da revista "Escritores Brasileiros Contemporâneos" (https://issuu.com/thaismatarazzo6).

Inscrições: de 5 de abril a 2 de julho de 2021.

O resultado será divulgado em 25 de Julho de 2021, Dia Nacional do Escritor.

Os ganhadores serão notificados por e-mail.

Dúvidas, informações e sugestões escreva para saopauloliteratura@gmail.com

Categoria Infantil e Juvenil

Os dois gêneros contemplados são: a poesia e a mensagem.

Poderão participar crianças de 6 a 13 anos, com a devida autorização do adulto responsável.

O primeiro tema será SUPERAÇÃO, inspirado na trajetória de Zezé Macedo e também refletindo o período que estamos vivenciando com a pandemia do Covid-19.

O segundo assunto será ANIMAIS, pois Zezé era apaixonada por bichos, principalmente por gatos. Costumava adotar gatos vira-latas, foi sócia e benemérita da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais, SUIPA, no Rio de Janeiro. Fez parte da direção e teve um berçário de cães e gatos resgatados das ruas batizado com o seu nome.


Serão contemplados 7 poemas e 7 mensagens, selecionados por um júri especial composto por três membros, pessoas ligadas à literatura e à poesia.

Como premiação os contemplados receberão certificados e terão o poema / microconto publicados em uma edição especial da revista "Escritores Brasileiros Contemporâneos" 

(https://issuu.com/thaismatarazzo6).

Inscrições: de 5 de abril a 2 de julho de 2021.

O resultado será divulgado em 25 de Julho de 2021, Dia Nacional do Escritor.

Os ganhadores serão notificados por e-mail.

Dúvidas, informações e sugestões escreva para saopauloliteratura@gmail.com

Zezé Macedo

Nasceu na cidade de Silva Jardim, RJ, em 1910. Escrevia poemas desde os 12 anos. Estreou como radioatriz na década de 1950.

Muitas pessoas se recordarão da atriz e comediante Zezé: na década de 1990 ela fazia parte do elenco de alunos da Escolinha do Professor Raimundo, da TV Globo, interpretava a pudica Dona Bela, que dizia: “Ele só pensa naquilo!”.

Uma outra face de Zezé Macedo foi a poesia.

Sua família era abastada e teve pais amorosos. Columbano Santos, pai adotivo de Zezé, era poeta e incentivador do teatro amador na cidade de Silva Jardim. Chegou a construir um teatrinho para os atores encenarem peças, algumas escritas pelo próprio Columbano.

Zezé desejava ser atriz dramática, mas o destino quis que ela fosse uma cômica. Participou de mais de 100 filmes nacionais, também fez rádio, televisão, teatro e shows por todo o Brasil.

Passou por muitas dificuldades na vida e algumas tragédias pessoais, com muita força e apoio familiar, conseguiu superar todos os problemas. Durante toda sua vida, a poesia foi uma constante e escreveu centenas de poemas, uma parte foi publicada em livros, outros apresentados em programas radiofônicos, e ainda existe uma boa soma de poemas inéditos.

Em 1953 lançou a primeira obra, "Coração Profano", sendo um sucesso. Depois vieram: "Uma Estrela Caiu", "Meu Breviário" (1981), "A menina do Gato" (1997) e "Estrelas Azuis" (1997).

Faleceu no Rio de Janeiro em 1999.


Coletivo São Paulo de Literatura

O Coletivo São Paulo de Literatura têm como objetivo a valorização e a promoção do livro, da leitura, da literatura e da poesia em todas as suas manifestações. O grupo busca ampliar o reconhecimento e o fortalecimento de tradições literárias e expressões e tecnologias literárias contemporâneas.

Surgido em 2016 é formado por Ana Jalloul, Cris Arantes, Glafira Menezes Corti, Gilberto Cantero, Irene Oliveira, Ricardo Cardoso e Thais Matarazzo, escritores / poetas independentes e ativistas culturais, residentes na capital paulista.

O Coletivo participa de diversos eventos literários e artísticos em São Paulo e em outras cidades brasileiras. Também realiza trabalhos sociais e culturais, saraus, palestras, bate-papos, performances artísticas, contações de histórias, o varal poético “Leva-me contigo!”, apresentações em ruas e praças, e atividades online.

Contatos

saopauloliteratura@gmail.com

Instagram @spliteratura

Facebook @spliteratura

www.coletivoliteratura.blogspot.com



REGULAMENTO CONCURSO LITERÁRIO “ZEZÉ MACEDO” – 1ª. EDIÇÃO


Categoria Adulto


1. O Concurso é destinado às pessoas falantes da língua portuguesa, maiores de 18 anos, moradores ou não do Brasil. O Concurso é virtual e não tem fins lucrativos. O Concurso tem como objetivo fomentar a literatura e a poesia, e prestar uma singela homenagem à artista e poetisa brasileira Zezé Macedo (1910 – 1999).


2. O autor/poeta poderá participar com apenas um poema ou um microconto inspirado nos temas SUPERAÇÃO ou AMOR AOS ANIMAIS.


3. As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 5/4/2021 até 2/7/2021, o poema ou microconto deverá ser enviado SOMENTE para o e-mail saopauloliteratura@gmail.com; o poema ou microconto deverá vir no corpo do e-mail. Não aceitaremos arquivos anexados ao e-mail em nenhum formato.


4. Só serão aceitos os poemas e microcontos inscritos no prazo estipulado.


5. Para efeito de identificação, o autor deverá enviar também no corpo do e-mail as seguintes informações: nome completo, cidade, estado, telefone e e-mail. Enviar também uma MICROBIOGRAFIA LITERÁRIA de no máximo 6 linhas.


6. O poema ou microconto deve ser INÉDITO.


7. O poema não deverá ultrapassar 22 linhas. O poema deve vir já revisado, o Coletivo São Paulo de Literatura não fará correções. Os trabalhos que não estiverem de acordo com as especificações deste Regulamento não serão considerados.


8. O microconto deverá ter entre 50 e 200 caracteres (contando letras, espaços e pontuação) e deverá vir revisado. Os trabalhos que não estiverem de acordo com as especificações deste Regulamento não serão considerados.


9. JULGAMENTO - O julgamento das obras competirá à Comissão Julgadora, designada pelo Coletivo São Paulo de Literatura, composta de três membros.


10. O resultado do Concurso será divulgado na Página do Facebook do Coletivo São Paulo de Literatura @spliteratura; Instagram @spliteratura, e no Blog do Coletivo: www.coletivoliteratura.blogspot.com


11. Serão selecionados 10 poemas e 10 microcontos. A data para divulgação do resultado ocorrerá em 25/7/2021, Dia Nacional do Escritor.


12. Todo material enviado está sujeito à análise rigorosa por parte do Coletivo São Paulo de Literatura. Não aceitamos material de conteúdo ilegal, racista, ofensivo, preconceituoso, difamatório, pornográfico etc.


13. As decisões da Comissão Julgadora serão soberanas e irrecorríveis.


14. DA PREMIAÇÃO – os vencedores terão os respectivos poemas e microcontos publicados no Blog do Coletivo e na edição especial de agosto/2021 da revista Escritores Brasileiros Contemporâneos (www.issuu.com/thaismatarazzo6), e receberão certificados digitais.


15. O Concurso poderá ser revogado em qualquer uma de suas fases, por motivos de oportunidade e conveniência administrativa, devidamente justificadas, sem que caiba aos respectivos participantes direito à reclamação ou indenização.


16. Somente serão divulgados os nomes dos participantes vencedores. 17. Informações e dúvidas, escreva para saopauloliteratura@gmail.com


REGULAMENTO CONCURSO LITERÁRIO “ZEZÉ MACEDO” – 1ª. EDIÇÃO


Categoria Infantil e Juvenil


É imprescindível que as crianças consultem e peçam auxílio de um adulto para consultar o regulamento do Concurso!!!


1. O Concurso é destinado às pessoas falantes da língua portuguesa, crianças entre 6 e 13 anos, moradoras ou não do Brasil. O Concurso é virtual e não tem fins lucrativos. O Concurso tem como objetivo de fomentar a literatura e a poesia, estimular a escrita e a leitura, prestar uma singela homenagem à artista e poetisa brasileira Zezé Macedo (1910 – 1999).


2. A crianças só poderão participar do Concurso com a autorização de um adulto responsável.


3. O participante poderá escolher uma das duas categorias para escrever o seu texto: poema (máximo de 22 linhas) ou mensagem (máximo 20 linhas), os temas são: SUPERAÇÃO ou AMOR AOS ANIMAIS. Os trabalhos que não estiverem de acordo com as especificações deste Regulamento não serão considerados.


4. As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 5/4/2021 até 2/7/2021, o poema ou mensagem deverá ser enviado SOMENTE para o e-mail saopauloliteratura@gmail.com; o poema ou mensagem deverá vir no corpo do e-mail. Não aceitaremos arquivos anexados ao e-mail em nenhum formato.


5. Só serão aceitos os poemas e mensagens inscritos no prazo estipulado.


5. Para efeito de identificação, o pequeno escritor deverá enviar também no corpo do e-mail as seguintes informações: nome completo, cidade, estado, e-mail. Enviar também uma MICROBIOGRAFIA de no máximo 6 linhas. E um documento de autorização assinado (e digitalizado) pelo adulto responsável, onde deve contar: nome completo, CPF, endereço completo, cidade, estado, telefone, e-mail.


6. O poema ou mensagem deve ser INÉDITO.


8. JULGAMENTO - O julgamento das obras competirá à Comissão Julgadora, designada pelo Coletivo São Paulo de Literatura, composta de três membros.


9. O resultado do Concurso será divulgado na Página do Facebook do Coletivo São Paulo de Literatura @spliteratura, Instagram @spliteratura, e no Blog do Coletivo: www.coletivoliteratura.blogspot.com


10. Serão selecionados 7 poemas e 7 mensagens. A data para divulgação do resultado ocorrerá em 25/7/2021, Dia Nacional do Escritor.


11. Todo material enviado está sujeito à análise rigorosa por parte do Coletivo São Paulo de Literatura. Não aceitamos material de conteúdo ilegal, racista, ofensivo, preconceituoso, difamatório, etc.


12. As decisões da Comissão Julgadora serão soberanas e irrecorríveis.


13. DA PREMIAÇÃO – os vencedores terão os respectivos poemas e mensagens publicados no Blog do Coletivo e na edição especial de agosto/2021 da revista Escritores Brasileiros Contemporâneos (www.issuu.com/thaismatarazzo6), e receberão certificados digitais.


14. O Concurso poderá ser revogado em qualquer uma de suas fases, por motivos de oportunidade e conveniência administrativa, devidamente justificadas, sem que caiba aos respectivos participantes direito à reclamação ou indenização.


15. Somente serão divulgados os nomes dos participantes vencedores. 16. Informações e dúvidas, escreva para saopauloliteratura@gmail.com







Comentários

Postar um comentário