Histórias de superação através da literatura.


 



O Coletivo São Paulo de Literatura tem como objetivo a valorização e a promoção do livro, da leitura, da literatura e da poesia em todas as suas manifestações. O grupo busca ampliar o reconhecimento e o fortalecimento de tradições literárias e expressões e tecnologias literárias contemporâneas. Surgiu em 2016 e é formado por escritores e poetas independentes, ativistas culturais.


O Coletivo participa de diversos eventos literários e artísticos em São Paulo e em outras cidades brasileiras. Realiza trabalhos sociais e culturais, saraus, palestras, bate-papos, performances artísticas, contações de histórias, apresentações em ruas e praças, e atividades virtuais.

Nossos contatos são:

saopauloliteratura@gmail.com

Blog: www.coletivoliteratura.blogspot.com

Instagram @spliteratura

Facebook: @spliteratura

 Ricardo Hidemi Baba

Meu nome é Ricardo Hidemi Baba, nasci em 17/02/1985, sou portador de paralisia cerebral,pratico o budismo da BSGI (Brasil Soka Gakkai Internacional),sou  poeta e filósofo pois percebi que precisamos dialogar e refletir para construir um mundo melhor.   

Faculdade de Filosofia - Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO)- Concluído em 2010

Pós graduação em psicologia política – Universidade de São Paulo – (USP) – concluído em 2016.

 Membro da Diretoria da ONG (ACDEM- Associação Da Casa Dos Deficientes De  Ermelino Matarazzo)

- Responsável pela sessão de Filosofia do Jornal Voz da Comunidade da Paróquia São Francisco de Assis – Ermelino Matarazzo (até 2015).

- Colunista  no  Portal  O Meu Guri (até 2012).

Livros Publicados:

- A vida em poesia (2003)

- Eternos sentimentos (2005)

- A magia de viver (2006)

- Lembranças (2007)

- Pensamentos livres (2014)

Mais amor menos depreessão 2016

Cronicas eficientes 2020 


Thais Matarazzo

Sinopse livro "Alegria e Gratidão: palavras de um coração":

Câncer de mama inspira escritora paulistana

Escritora transforma choque do diagnóstico de câncer de mama metastático em livro


Jornalista, escritora, editora, pesquisadora, autora de 32 livros no Brasil e Portugal, a paulistana Thais Matarazzo está no auge da vitalidade profissional, intelectual e, poderíamos afirmar físico não fosse a recente descoberta de um câncer de mama metastático, aos 38 anos de idade. O diagnóstico foi transmitido de maneira grosseira por um médico oncologista, numa manhã fria de agosto de 2020, em meio à pandemia de Covid-19:

 “— É meu dever primeiro te perguntar: a senhora tem condições financeiras de arcar um tratamento oncológico de alto custo? — disparou a ‘queima-roupa’ o médico. — Como? O que eu tenho, doutor? — questionei já aflita. — Pois é... A senhora vai precisar de muito dinheiro para iniciar o protocolo de tratamento mais eficaz para a sua doença”, escreve Thais, no livro Alegria e Gratidão – Palavras de um coração, que ela lança em formato e-book, ainda este ano, e em versão impressa, no começo de 2021. A obra tem prefácio de Andrea Matarazzo, fotos de Marcia Costa e Nana Tavares, e ilustrações de Camila Giudice.

Descobrir-se portadora de neoplasia maligna de mama, com metástase no fígado e lesões no esqueleto, não travou a escritora, pelo contrário, acelerou-a. Não por medo do futuro, mas com o objetivo de focar ainda mais nos projetos envolvendo sua maior paixão, a literatura. Thais continuou tocando seus livros e as pautas, a redação e edição de sua revista mensal, dedicada à literatura brasileira. Mas, em meio ao turbilhão de exames e emoções, a autora transformou o susto em prosa e poesia.




Comentários